Todo bom pescador que se preza sabe realizar um bom nó para prender seu anzol na linha. Um nó mal executado (o nó cego por exemplo) tira toda a elasticidade da linha e pode resultar em um final trágico para o pescador que irá passar muita raiva ao perder um peixão porque a linha arrebentou. Veja a seguir uma seleção de alguns dos nós de pesca mais simples e eficientes:
Este talvez seja um dos nós mais usados em função da facilidade com que é feito e pelo seu bom resultado final. É recomendado para atar extremidades e pode amarrar a linha a um anzol, snap ou girador. Outro aspecto interessante é que pode ser usado para linhas de grandes espessuras. Apare a ponta bem rente no final.
1 - Passe a linha pelo olho do anzol e faça uma laçada;
2 - Dê 4 ou 5 voltas sobre os segmentos que passaram pelo olho;
3 - Puxe a sobra e aperte até formar o corpo do nó;
4 - Dê o aperto final, puxando pela linha principal e apare as pontas.
Nó de Sangue (emendar duas linhas)
É um tipo de nó muito interessante para ser usado em emendas de linha. Fácil de ser executado, ele apresenta a particularidade de conservar bem a resistência natural da linha. Seu inconveniente é o fato de que só deve ser usado para unir linhas de diâmetros muito próximos. Com certeza é a melhor opção para emendar a linha após "aquela cabeleira com final trágico"... Ao final apare as pontas.
1 - Firme as pontas que serão unidas;
2 - Entrelace a extremidade direita e volte pelo centro; faça o mesmo com a outra ponta;
3 - Firme as sobras e puxe as duas partes das linhas em sentido contrário.
Esta é apenas uma variação do nó de sangue simples. O interessante deste nó é que a compensação do número de voltas, no lado da linha fina, tende a equilibrá-lo e evitar que a desigualdade das laçadas cause o "amassamento" e, consequentemente, o enfraquecimento da linha fina. Com isso, ele pode também ser usado para unir linhas de diâmetros diferentes, o que não era recomendado para o "blood knot" simples. Portanto, se você gostou e se deu bem com o nó de sangue, o nó compensado é uma ótima opção.
1 - Antes de inserir a ponta da linha pelo olho da isca artificial, faça um laço através de uma meia-volta alguns centímetros acima da ponta da linha;
2 - Passe a ponta da linha pelo olho da isca artificial e pelo laço;
3 - Segurando as espirais no lugar com uma mão, puxe com a outra a ponta da linha apenas até o nó encostar;
4 - Ajuste as espirais formadas junto à pata do anzol, lubrifique e aperte o nó puxando as duas partes da linha em sentidos opostos. Corte a ponta da linha rente ao nó.
Os meus nós preferidos particularmente são o nó único para segurar o anzol e o nó de sangue para juntar linhas, por serem mais simples e ainda assim garantirem uma boa resistência a linha. Abraço a todos e boa pescaria.
Fonte: www.pescamadora.com.br
0 comentários:
Postar um comentário