quinta-feira, 30 de junho de 2011

São Pedro, o protetor dos pescadores

sao-pedro

São Pedro,

Permita-me pescar todo final de semana

Guia meu anzol pra boca do maior peixe

Dá me força para carregar aqueles 50kg de motor de popa

Me proteja da bravura da esposa nas madrugadas

Me livra dos cachaceiros e farofeiros da beira do rio

Quando faltar companheiro, pode entrar no meu barco e sentar no melhor lugar

Proteja esse seu fiel em todas as dificuldades, principalmente quando faltar peixe

E quando o cardume aparecer, abrande meu coração, mantenha minha mão firme para que eu não erre o lance!!!

Amém!!!

Viva SÃO PEDRO!!!

Vi no www.amantesdagua.blogspot.com

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Pescaria Fantástica, não precisa de equipamento nenhum, somente um barco a motor e um capacete

Recebi este video por e-mail de um amigo meu. Ele mostra alguns caras dando uma volta de barco no Rio Wabash em Indiana – EUA, quando derrepente milhares de peixes começam a pular na direção do barco. O vídeo é incrível, sem fazer nada os caras pegam 19 espécies enormes de Carpas Asiáticas (conhecidas como Asian Carp ou Silver Carp ou ainda carpas cabeçudas). Confira o vídeo:

Carpas Suicidas

Silver Carp USGSEstas carpas são apelidadas nos EUA como peixes voadores, elas se assustam com o barco passando e pulam para fugir. Como são muitas, algumas acabam caindo dentro do barco, os integrantes do barco tem que tomar muito cuidado para não se machucar, pois estes peixes são enormes e podem causar um grande estrago com o impacto.

No Brasil um fenômeno semelhante acontece com as Matrinchãs, de noite elas se assustam com o barulho do motor e a luz forte vindo na direção delas e começam a pular como doidas confira o vídeo:

Matrinchãs voadoras

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Mais de 400 kg de pescado irregular são apreendidos em Mato Grosso

Ultimamente pescar esta pior do que nunca em MT. E ainda tem ums FDPs que fazem isso… sem consciência nenhuma sugam os poucos peixes que restam nos rios, deprimente isso…

Segundo a PRF, 6kg de carne de animais silvestres foram apreendidos.
A operação foi durante o final de semana, em parceria entre a Sema e PRF.

 

pescado_bgarcas_300x225

Mais de 400 quilos de pescado foram apreendidos durante este final de semana em Barra do Garças, a 516 quilômetros de Cuiabá. A operação foi feita em conjunto entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e fiscais da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).

De acordo com a PRF, além do pescado, seis quilos de carne de animais silvestres (paca e jacaré) foram apreendidos.

Ao todo, foram apreendidos 413,2 quilos de pescado, 5,4 quilos de carne de paca e 5,7 quilos de carne de jacaré. Os pescados foram apreendidos por estarem fora de tamanho ou por serem transportados de forma irregular, sem documentação que autorizasse a pesca ou o transporte. Todo o material apreendido será encaminhado para a Sema.

 

Fonte:http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2011/06/mais-de-400-kg-de-pescado-irregular-sao-apreendidos-em-mato-grosso.html

domingo, 26 de junho de 2011

A recompensa pelo esforço na pescaria

Muitos quilômetros de distância vencidos…

HPIM0167

Enfrentando o frio de rasgar a pele e muito vento…

HPIM0152

Horas a fio, sem comer e nem beber…

HPIM0153

E quando menos se espera…

HPIM0156

A recompensa pelo esforço!!!

HPIM0154a

Essa é homenagem a todos os pescadores que não desistem nunca como eu e ao meu grande amigo Amilton Andersen.

terça-feira, 21 de junho de 2011

As fases da lua e a pesca…Qual a relação?

Fases-da-lua-2012A lua é o único satélite natural da terra e está a uma distância de 340.000 Km do nosso planeta. A força de sua gravidade tem influência direta nas marés, na pesca e na agricultura. A cada 29.5 dias a Lua completa sua órbita ao redor da terra. Neste período sua face visível reflete para nós os raios que recebe do Sol. Um brilho de intensidade variável que assume diferentes formas e que compreende o período entre uma e outra Lua, formando quatro fases distintas. As fases da Lua são:


lnsLua Nova: A seiva se concentra no caule e nas raízes, por isso frutos e flores não estarão em boas condições para serem colhidos. É um período adequado para semear plantas medicinais e cortar madeira. Propicia a interiorização, germinação, fecundação e o recolhimento. Nesse período devido a falta de luminosidade os peixes ficam no fundo, sendo considerado este um período neutro para pesca.

 


Lua crescenteLua Crescente: A seiva flui em direção as folhas, época boa portanto para transplantar e enxertar. A luminosidade da Lua começando a aumentar torna o período propício para semear tudo o que frutifica acima do solo, como frutas, grãos, flores; propício também para colher legumes e frutas lunares: pepino, melão, melancia. Neste período a luminosidade ainda é pequena, fazendo com que poucos peixes subam a superfície, sendo este um período regular para pesca.


Lua-cheia-g-20100128Lua Cheia: A seiva tem maior penetração nas folhas e nos frutos, acumulando-se nos brotos. Desaconselha-se assim efetuar-se podas. É a melhor fase para a colheita de frutos que estarão desta forma mais suculentos, para cultivar plantas de ciclo bienal, plantas com brilho, alcachofra e salsão. É o melhor período para a manutenção da terra. Nesta lua a luminosidade é intensa, fazendo com que os peixes sejam atraídos para a superfície e provocando também um aumento em seu metabolismo, aumentando seu apetite, este é um ótimo período para pesca.


lua minguanteLua Minguante: A seiva flui em direção ao caule e as raízes. Bom período para semear todos os tipos de raízes: cebola, nabo e batata. Esta fase é boa para a colheita, adubar, podar, cortar madeira para móveis, colher grãos e semear, exterminar as pragas e também podar ervas e plantas. Neste período os peixes ainda estão na parte mais rasa das águas aproveitando o que resta de luz, é um bom período para pesca.

Não se esqueçam de ver nosso outro post com mais dicas sobre a influência direta da lua especificamente para pescaria de água doce:

http://www.pescacomaventura.com.br/2011/02/influencia-da-lua-em-pescarias-de-agua.html

Aprenda a fazer massa para pescar pacus

Imagem021

01 – MASSA CHEIROSA :

  • 500g de Farinha de Mandioca Crua
  • ½ copo de Suco de Laranja
  • 01 colher ( sopa ) de Farinha de Trigo
  • 01 colher ( sopa ) de Groselha

MODO DE PREPARO :

Coloque todos os ingredientes em uma vasilha e misture bem, acrescente água aos poucos para dar liga. Faça bolinhas do tamanho de um coquinho e as coloque separadas em cima de uma mesa ou da pia da cozinha.

Agora ferva água e coloque as bolinhas para cozinhar. Assim que elas subirem, retire-as da água e passe-as na farinha de mandioca. Depois que esfriar, coloque as bolinhas em um saco plástico e guarde na geladeira. De preferência na gaveta de verduras.

Obs.: Esta massa deverá ser feita um dia antes da pescaria

02 – MASSA VERMELHA :

  • 1 Kg de Farinha de Trigo
  • 200g de Farinha de Mandioca
  • 02 Envelopes de Suco em Pó ( morango ou uva )
  • Água

MODO DE PREPARO :

Misture tudo e acrescente água até ficar uma massa consistente. Se ficar mole, acrescente farinha de trigo.

Faça bolinhas de 01cm e vá colocando em água fervendo para cozinhar. A bolinha vai afundar e depois de 5 min. Ela vai boiar e é aí que você vai retira-las da ´gua e passar na farinha de mandioca. Guarde as bolinhas em uma lata bem fechada.

Obs.: As bolinhas terão melhor resultado depois de uma semana, pois estarão azedas.

Obs.: Depois de prontas, pegue uma bolinha e a jogue no chão a uma altura de 2mt, e se ela pular, está ok. Caso ela fique grudada no chão, a massa não deu certo.

03 – MASSA DE MARACUJÁ DOCE :

  • 02 Medidas de Farinha de Trigo
  • 01 Medida de Açucar
  • Suco concentrado de Maracujá ( natural ) até dar liga

MODO DE PREPARO :

Misture a farinha e o açucar e coloque o suco de maracujá até obter uma massa consistente.

Faça bolinhas do tamanho de uma bolinha de gude e cozinhe em água fervente. Retire-as da água assim que ficarem na superfície da panela. Passe-as no Fubá.

Fonte:pescaetraia.zip.net

Não se esqueçam de postar os resultados aqui no blog depois!!!

domingo, 12 de junho de 2011

Resumo da pescaria em Cáceres, nem todo dia é dia do pescador…

Salve galera!!! Finalmente arranjei um tempinho para falar como foi nossa pescaria em Cáceres de umas 2 semanas atrás. Pelo título já dá para saber que não foi das melhores né hehe. Pois bem, eu e meus amigos Éder e Juscelino resolvemos ir pescar no rio Paraguai pela primeira vez. Estava tudo programado, mas cometemos um grave erro que só percebemos no dia: esquecemos de consultar a previsão do tempo! Quando chegamos em Cáceres já estava tudo nublado e fez bastante frio. Dava para perceber que o dia não estava para peixe, mas mesmo assim já que estávamos lá mesmo decidimos continuar.

HPIM0050

Dia Nublado

Logo que jogamos a linha na água parecia que o dia ia render, peguei um pequeno exemplar de bagre cabeçudo e meu amigo Juscelino por pouco não pegou uma linda piraputanga que acabou escapando após o salto, porém as surpresas acabaram por ai.

HPIM00561

Bagre Cabeçudo

Depois disso mais nenhum peixe interessante pegou na isca, só o que pescamos foram inúmeros e incansáveis bagrinhos e milhares de piranhas rsrssr. Pescar piranha até é divertido, mas tenho que admitir que ficamos muito decepcionados por não pegar nem ao menus um pacuzinho na linha.

HPIM0060

Eder e sua Piranha

Erros assim são importantes, pois a cada dia melhorarmos nossos planejamentos de pescarias. Com certeza da próxima vez que formos pescar a uma distância assim iremos consultar a previsão do tempo para não correr o risco de perder a viagem. Ainda assim apesar de não termos tido uma pescaria de sucesso, o passeio foi muito gostoso, tiramos muitas fotos das belezas do rio Paraguai, conhecemos algumas baías e vimos muitas espécies de passáros e também jacarés, confira algumas das fotos tiradas:

HPIM0058HPIM0059

Eu e Juscelino Pagando de Pescadores

HPIM0076HPIM0077HPIM0087HPIM0092

Fotos do por do sol tiradas por mim

_DSC0191

Gavião tirada por Juscelino

_DSC01531

Outra do gavião tirada por Juscelino

_DSC0063

Barco Hotel tirada por Juscelino

Então é isso pessoal, espero que tenham gostado das fotinhas de Cáceres e também prometo que em nossa próxima pescaria traremos fotos de peixões e não somente paisagens rsrrs. Fica a dica para todos, se for pescar distante e for gastar um pouco mais, consulte antes a previsão do tempo para não ficar na mão. Agora se for pescar pertinho e não for gastar muito eu nem me preocupo com previsão, pois gosto tanto de pescar que vou até debaixo de chuva de canivetes hehehe, um grande abraço a todos e boas pescarias.

domingo, 5 de junho de 2011

Battle at Kruger, um vídeo incrível sobre a luta pela sobrevivência

Eu gostaria de compartilhar este vídeo com todos, é realmente um vídeo incrível que foi gravado por turistas americanos em território africano e mostra a luta pela sobrevivência de um grupo de buffalos que foi atacado por alguns leões. O vídeo é surpreendente e emocionante, uma grande prova de que existe sim amor e cooperativismo entre os animais. Veja com muita atenção todos os detalhes e preste atenção a todas as falas…as cenas são fortes mas garanto que se você ver até o final não irá se arrepender. Veja o vídeo:

Battle at kruger

Para quem se interessou pela história do vídeo existe até um site oficial que conta todos os detalhes dessa aventura:

http://battleatkruger.com/

E também foi feito um documentário na National Geografic sobre o vídeo, segue link:

http://video.google.com/videoplay?docid=8348773232150495404#

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Aventura de Caiaque - Argentinos fazem viagem de 4 mil quilômetros pelas belezas do rio Paraguai

MATCID0106ARGQuatro argentinos iniciaram uma viagem de 4 mil quilômetros a bordo de um caiaque pelo Rio Paraguai e que vai durar quatro meses. A expedição começou há cerca de 15 dias em Diamantino, Mato Grosso, na nascente do rio e será encerrada na cidade onde mora o grupo, Gualeguaychu, no Estado de Entre Rios, Argentina. O objetivo é o de produzir um documentário sobre conscientização ambiental.Juan Martin Rivas e Hermann Feldkamp trabalham em uma empresa de caiaque e ecoturismo, Lucas de Miguel é estudante de desenho industrial e trabalha em uma fábrica de caiaque e Ezequiel Vela é comerciante.

Enquanto a bagagem ficava guardada na Polícia Ambiental, os aventureiros aproveitaram a passagem por Barra do Bugres para conhecer a Aldeia Umutina e conversar com professores da Unemat (Universidade Estadual do Mato Grosso). A promessa é de voltar no próximo ano para mostrar o resultado da expedição.

Segundo Ezequiel, a impressão que eles levam de Barra do Bugres é de uma cidade e pessoas hospitaleiras. Ele também aproveitou para agradecer o apoio da Prefeitura, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e da Polícia Ambiental enquanto permaneceram no município.

A viagem tem custo aproximado de R$ 30 mil, incluindo os equipamentos. O grupo começou a fazer expedições por água em 2005. No ano passado eles percorreram 2,6 mil quilômetros, que partiu da Bolívia até sua cidade, Gualeguaychu.

A viagem do grupo pode ser acompanhada pelo blog elaguamanda.blogspot.com. Veja uma parte do texto publicado no blog no dia 26 de maio: “estasmos en Barra do Bugres, aquí la presencia indígena se sinte muy mucho; cruzando el río homónimo se encuentra la reserva Umutina que alverga a nueve etnias y allí estuvimos para compartir nuestra experiencia y tomar de ellos el ejemplo de vivir en armonia con la naturaleza, fueron exelentes anfitriones. Ellos tienen como orgullo contar con la primer universidad intercultural del país donde asisten y se forman profecionalmente”.

Fonte:http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=371301