Alguns podem até achar esse assunto chato, e já tratei dele várias vezes aqui no blog, mas infelizmente cada vez mais precisamos cobrar nossos companheiros para cuidar da natureza, pois senão vamos ficar reduzidos a pescarias em pesque e pague. Não estou desmerecendo os pesque e pagues, do contrário, adoro pescar em pesque e pague e sempre que posso vou, mas a emoção de uma pescaria em rio, o contato com a natureza, o vento batendo no rosto quando estamos de barco, o contato com diversos animais, a emoção de não ter certeza de qual peixe esta na linha, dentre inúmeros fatores, a gente só sente na natureza.
Nós pescadores devemos ser amigos da natureza, cuidar dela e agrader tudo que ela nos oferece. Hoje fiquei muito, mas muito triste mesmo, ao ler uma notícia em que os botos cor de rosa (os ‘golfinhos brasileiros’) podem acabar sendo extintos por estarem sendo usados como isca para piracatinga. Pensem nisso, isca??? Um mamífero tão maravilhoso e inteligente que faz parte do nosso folclore sendo usado como isca? Um animal desse tamanho? Para pegar piracatingas? Até onde vai a ambição e maldade desses pescadores? A minha vontade é usar esses safados de isca para que sintam na pele.
Além disso, toda pescaria que vou, volto pra casa com sacos de lixo, pois meus companheiros de pesca simplesmente não tem a vergonha na cara de juntar seu lixo e deixando na mata e na beira do rio, são inúmeras latinhas, carvão, sacolas plásticas, garrafas pet, chinelos, e por ai vai. Meus amigos, por favor, ao ir na beira do rio leve uma sacolinha de lixo e traga todo seu lixo de volta, isso não vai doer, não vai te deixar doente, não vai te matar. Na beira do rio não existe serviço de coleta de lixo, se você deixar seu lixo lá, vai tudo pra dentro do rio, poluir e acabar com os poucos peixes que restam, colabore, leve seu lixo de volta. Esses dias quase entrei em colapso ao me deparar com um monte de latinhas de cerveja acumuladas na beira do rio, mas eram muitas mesmo, provavelmente umas 10 pessoas estavam juntas ali, tomaram sua cervejinha e largaram tudo lá, pense em um absurdo.
Outro problema que me preocupa é a tal de falta de senso, vejo pescadores amadores como eu, levando centenas de quilos de peixes pra casa sem nenhuma necessidade. Uma vez eu estava na beira do rio Cuiabá, e passou um belo cardume de pacu-pevas, era uma maravilha, era bater o anzol e pegar. O problema é que os amigos pescadores vizinhos simplesmente entraram em delírio e começaram a enxer sacos e sacos de peixe, alguns levaram muito mais de 100 peixes para casa. Agora me diga, para que isso? Alguns me responderam que dariam pros amigos, pros vizinhos, etc, mas meu amigo não precisa levar peixe pra cidade inteira não. Se todo mundo que for na beira do rio levar tudo isso vamos acabar sem peixes. Por favor, ao pescar, leve somente a quantidade que você consegue comer, ninguém ta te proibindo de levar peixe não, mas para que estocar e encher o freezer? Você não vai querer pescar mais? Não confia na própria vara? Na próxima pescaria você pega mais, não precisa secar o rio em uma pescaria.
Por fim eu não poderia deixar de pedir uma coisa: NÃO PESQUEM NA PIRACEMA!!!
Os peixes precisam desse período para se reproduzir, não é brincadeira nem pirraça de ninguém não, respeite esse período, são 4 meses somente, você tem 8 meses seguidos para poder pescar, o rio precisa dessas férias para se manter. Nesse período vá em pesque e pagues para matar sua vontade de pescar. Ja briguei muito com amigos que me convidaram para ir pescar na piracema dizendo que não tem perigo pois ninguém fiscaliza. O problema não é esse, não estou preocupado com fiscais e sim com a reprodução e manutenção das espécies de peixes, é muito importante que todos entendam isso.
O mesmo rio que quando eu era criança se pegava de tudo quanto é peixe, hoje está péssimo e é necessário ir cada vez mais longe para conseguir pegar algo, isso porque o mesmo esta sofrendo com ações como estas, além de pescadores gananciosos que usam de armadilhas para pegar grandes quantidades e também de pescadores porcos que poluem o rio matando os peixes.
O que mais me entristece é que existem pescadores profissionais, que fazem programas de pesca e atingem um grande público, que não têm essa consciência. A um tempo atrás fui duramente criticado por uma pescadora apresentadora de programa de pesca por escrever um artigo sobre consciência ambiental (http://www.pescacomaventura.com.br/2011/12/trate-bem-os-peixes-tenha-consciencia.html). Segundo a experiente pescadora cada pescador tem sua consciência e sabe bem o que faz, não precisa de outros lhe cobrando. Lógico que eu resumi o que ela escreveu, porque da forma que foi escrito a mesma me ofendeu e muito, logo eu que sempre fui fã dela, doeu, mas fazer o que. Eu discordo totalmente dessa visão, se deixamos cada um agir da maneira que quiser, vamos ficar numa situação cada vez pior, a natureza é de todos, então se um indivíduo esta jogando lixo na beira do rio me incomoda e eu tenho que no mínimo tentar alertá-lo do mal que ele esta causando e não deixá-lo tranquilo achando que pode fazer o que quiser.
Bom é isso amigos, esse post foi uma espécie de desabafo e ao mesmo tempo um pedido de ajuda, vamos todos juntos contribuir para preservar a natureza, abraço a todos e bom fim de semana.